top of page

Publicações

Education Books Bookshelves

Micilane Pereira de Araújo 
Jamerson Antônio de Almeida da Silva 

Este artigo visa analisar o Programa Ensino Médio Inovador e a Política de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, ambos vinculados à política de reestruturação do currículo e ampliação da jornada escolar. Para situarmos o nosso estudo, tomaremos o exemplo da matriz curricular da rede de ensino do estado de Pernambuco, concentrando a análise na Parte Diversificada e nas Atividades Complementares, espaços onde as duas políticas em questão vêm atuando. Observamos que essas políticas vinculam qualidade educacional às políticas de resultados e à flexibilização curricular, circunstâncias que sinalizam para uma progressiva descaracterização da unicidade entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

Thamyrys Fernanda Cândido de Lima
Katharine Ninive Pinto Silva

Neste artigo, apresentamos um levantamento da produção acadêmico-científica no campo de pesquisa sobre o ensino
médio integral e suas repercussões sobre o trabalho docente. Como procedimentos metodológicos este trabalho pode ser
definido como uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica. Os resultados indicam que existe um processo
de precarização do trabalho docente no Brasil, caracterizando-se pela desqualificação e desvalorização docente, degradação
das condições de trabalho, aumento da jornada e da flexibilização nas formas de contratação, fruto da adoção de políticas
de cunho neoliberal, combinada à reestruturação produtiva do capital.

Maria Lucivânia Souza dos Santos
Katharine Ninive Pinto Silva

Este artigo trata de parte dos resultados de pesquisa que teve como problema saber qual o impacto das políticas de avaliação educacional para a melhoria da qualidade da educação, segundo as concepções dos sujeitos envolvidos no processo educacional, no contexto da Rede Estadual de Pernambuco. Neste artigo, buscamos evidenciar o que gestores, docentes e técnicos educacionais da Rede Estadual pensam sobre essas políticas de avaliação. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a análise documental e a análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que o tempo integral e a opção pelo reforço escolar em torno das disciplinas que norteiam as avaliações em larga escala geram estreitamento curricular e se aliam a medidas de correção de fluxo escolar para garantir a melhoria dos resultados do estado de Pernambuco no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e no cenário nacional, como referência de qualidade de ensino médio público.

Jamerson Antônio de Almeida da Silva

O artigo analisa a implementação da reforma do ensino médio (lei 13.415/2017) na rede de ensino de Pernambuco e as consequências para a escolarização no âmbito do ensino médio. Utiliza categorias do marxismo na análise de documentos oficiais, teses e dissertações sobre o ensino médio neste estado. Os dados evidenciam que tal reforma expressa uma etapa da modernização conservadora neoliberal, gestada através de mudanças moleculares dirigidas por diferentes governos, desde a década de 1990, dando nova forma institucional a um modelo de oferta baseado no paradigma das aprendizagens flexíveis.

Novo ensino médio no contexto das contrarreformas neoliberais brasileiras

Katharine Ninive Pinto Silva

O artigo aborda o tema do Novo Ensino Médio em curso, a partir da chamada Reforma do Ensino Médio e como esse processo busca instituir uma contrarreforma neoliberal e uma cultura conservadora no Brasil. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica, cujos principais resultados são: a contrarreforma do Ensino Médio está pautada por uma formação num modelo flexível, voltada para os interesses do Capital, buscando formar o trabalhador flexível e adaptado às condições precárias de trabalho. Além disso, busca a adoção de estratégias de redução dos “custos” educacionais e de formas de privatização da educação, através da fragmentação do currículo e do aprofundamento da dualidade educacional.

Jamerson Antonio de Almeida da Silva
Katharine Ninive Pinto Silva

O artigo tem como tema o ensino médio integral e integrado e, como objetivo, analisar as utilizações do Programa de Educação Integral no Ensino Médio regular em Pernambuco, considerando as promessas de formação de jovens. Para tanto, foi realizada pesquisa de avaliação da implementação de política pública, através de análise documental e bibliográfica, além de diálogo com outras pesquisas realizadas sobre o mesmo tema e objeto de estudo. Os resultados indicam que a Rede Estadual de Ensino de Pernambuco utiliza o Programa de Educação Integral no ensino médio para promover uma organização do trabalho pedagógico neoprodutivista, através de ênfase na gestão gerencial, com grande perda para os docentes envolvidos no processo, tanto do ponto de vista da organização coletiva, quanto em relação às questões de ordem individual. Tais utilizações repercutem também nas escolas que não adotam o Programa, pois fazem parte do sistema construído sobretudo para abrigar aqueles que não serão considerados adequados ao modelo adotado pelo Programa.

Pedro Henrique de Melo Teixeira
Maria Lucivânia Souza dos Santos
Katharine Ninive Pinto Silva

Este artigo tem como objetivo avaliar as condições de trabalho docente envolvidas no processo de implementação do Programa de Educação Integral (PEI) como uma política de educação integral na rede estadual de ensino de Pernambuco. Como recursos metodológicos utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas semiestruturadas com professores e gestores escolares. Os resultados deste estudo mostram que tem ocorrido uma intensificação e precarização do trabalho docente no contexto da educação integral em Pernambuco.

bottom of page